Ads 468x60px

quinta-feira, 19 de abril de 2012

“Um escritor na minha escola” revela a magia da literatura aos alunos do Intelectual Colégio e Curso

Os alunos do Intelectual Colégio e Curso tiveram um momento bastante especial dentro da programação da Jornada Literária Chapada do Araripe.
O evento que é realizado pelo Sesc Pernambuco, estende-se até esta quinta-feira (19) no Sertão do Araripe.
Na última sexta-feira (13), o projeto “Um escritor na minha escola” teve a participação da escritora paraibana Silvana Menezes que encantou aos alunos e professores do colégio falando sobre literatura, poema, música, tudo junto, com suas letras e cores, instigando o prazer pela leitura nas crianças.
“Se filho de peixe, peixinho é”… Gisleno Junior, oito anos, filho do cantor e compositor bodocoense, Leninho, mostrou que está “antenado” com a nossa cultura sertaneja e encantou a todos com a música Ferro e Flor de autoria de seu pai.
“A gente sabe porque é de lá, daquelas bandas lá do Bodocó e esse cheiro de forrobodó, perfuma o ano inteiro. Pra ser de lá tem que gostar de Luiz, antes de tudo tem que ser feliz, plantar sementes e buscar a raiz desse chão brasileiro…”
Parabéns ao Sesc!
Fonte: do Blog Bodocó na Net

PE recebe 46 retroescavadeiras do PAC 2 nesta quinta-feira; sete municípios do Sertão do Araripe serão contemplados

Prefeitos de 46 municípios de Pernambuco terão um bom motivo para comemorar a partir desta quinta-feira (19). Neste dia, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregará 46 máquinas retroescavadeiras a cada um dos municípios selecionados.
A entrega será feita pelo secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues, em evento na cidade de Bonito, a 132 quilômetros da capital Recife.
A região abrangia, no passado, o histórico Quilombo dos Palmares. As doações se dão no âmbito da ação do MDA na segunda etapa do PAC 2. O objetivo é que as prefeituras usem as máquinas para beneficiar os agricultores familiares, por meio da melhoria de estradas vicinais e abertura de cisternas e açudes, por exemplo.
A melhoria na qualidade das estradas ajuda os agricultores a escoarem seus produtos com mais rapidez e segurança, garantindo a entrega deles e melhorando a renda das famílias. O delegado federal do MDA em Pernambuco, Demetrius Fiorante lembra que o estado está sendo afetado pela estiagem que atinge o Nordeste do país. “A seca aqui está muito forte. As máquinas vão nos ajudar a enfrentar os efeitos da estiagem”, afirma.
O valor de cada retroescavadeira a ser entregue pelo MDA no estado é de R$ 174 mil, equivalendo a um investimento total de cerca de R$ 8 milhões. Do total dos 46 municípios que receberão as máquinas, 22 são abrangidos pelo programa Brasil Sem Miséria. A população total beneficiada passa de 1 milhão de pessoas, com quase 87 mil agricultores familiares.
Para receber as máquinas, os municípios tinham como pré-requisito ter menos de 50 mil habitantes. A seleção dos beneficiados seguiu a metodologia utilizada pelo PAC. Entre os critérios está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados.
No Sertão do Araripe, estão sendo contemplados sete municípios:  Bodocó, Exu, Moreilândia, Ipubi, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

Dilma está novamente entre as cem pessoas mais influentes do mundo

Add caption
A presidenta Dilma Rousseff foi novamente incluída na lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo, elaborada pela revista norte-americana Time, como afirma a Agência Brasil.
Além de Dilma, que figuoru na lista do ano passado, há mais dois brasileiros na relação: a presidenta da Petrobras, Graça Foster, e o empresário Eike Batista. O perfil de Dilma foi escrito pela presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, que não aparece na lista.
“Hoje, com a liderança de Dilma Rousseff, vimos um Brasil convencido de que seu interesse nacional está absolutamente ligado aos interesses de seus vizinhos”, diz Cristina Kirchner, no texto publicado na revista.
A lista da Time menciona ainda os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Juan Manuel Santos, da Colômbia, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, a presidenta do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netaniahu.
No perfil, Cristina Kirchner destaca a personalidade forte e desafiadora de Dilma: “uma vez eu vi uma foto de Dilma Rousseff, aos 22 anos. Ela estava em pé na frente de um tribunal militar, em 1969, e os juízes escondiam seus rostos com as mãos. Ela exalava desafio.”
Em seguida, diz a presidenta argentina: “a mulher que eu conheci em 2003, quando ela se tornou ministra de governo [de Minas e Energia] do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tinha o mesmo compromisso [de desafio] que vi na menina [na foto de 1969].”
A lista completa com os 100 nomes das pessoas que mais influenciam no mundo pode ser vista na página da  revista na internet.

domingo, 15 de abril de 2012

Jornada Literária chega ao Sertão do Araripe


O SESC/PE dando continuidade a sua política de interiorização da cultura, realiza entre os dia 13 e 19 de abril a Jornada Literária Chapada do Araripe.
 A programação contemplará cinco cidades do Sertão do Araripe pernambucano: Bocodó, Exu, Ouricuri, Trindade e Araripina.
A construção da jornada traz como marco conceitual, a necessidade de descentralizar as ações de literatura do eixo da capital pernambucana. A programação foi pensada a partir da ideia do retorno profissional de escritores e pensadores de literatura, que residem fora de sua terra natal, viabilizando o encontro deles com os escritores que residem no Araripe.
Participam da jornada, os bodocoenses Cícero Belmar, Cida Pedrosa, Flávio Leandro, José Maria Marques e Lourival Holanda, os ouricurienses Maurício Ferreira, Núria Mallena e Pedro Américo de Farias, de Exu participa José Mauro Alencar e de Araripina Alexandro Silva dentre outros.
Escritores de outras cidades também participarão da jornada a exemplo de Ronaldo Correia de Brito, Luzilá Gonçalves, Marcus Accioly, Chico Pedrosa, Lenice Gomes, Ésio Rafael e outros mais.
A Jornada Literária vai receber também apresentações musicais do bodocoense Flávio Leandro e da oricuriense Núria Mallena. O teatro também estará presente com as apresentações da Carroça do Encatado, que realizará intervenções de rua com a obra do jornalista e escritor Cícero Belmar.
Confira a programação completa do evento: