Ads 468x60px

terça-feira, 2 de abril de 2013

Receita libera declaração do imposto por celular e tablet

A Receita Federal atualizou nesta segunda-feira (1/4) o aplicativo do Imposto de Renda da Pessoa Física para tablets e smartphones. Agora, além de acompanhar a declaração, os contribuintes poderão também preencher e enviar o formulário por meio de dispositivos móveis, como informa o Correio Braziliense.
O aplicativo ainda tem restrições e não permite a inclusão de informações mais complexas. Quem tem dívidas e ônus a declarar e rendimentos recebidos de pessoa física no país ou exterior, por exemplo, ainda terão que utilizar o computador. Ainda assim o programa deve atender, segundo o Fisco, pelo menos 5 milhões de contribuintes.
O programa está disponível no google.play e no App Store. Quem já havia baixado o aplicativo não terá necessidade de atualizá-lo: basta clicar na aba “m-IRPF” para ter acesso à declaração. Ao informar o CPF, o contribuinte terá os dados pessoais preenchidos automaticamente, mas não poderá importar dados, como as informações sobre bens e direitos, do documento preenchido no ano passado.
Há também a possibilidade de salvar um rascunho que pode ser preenchido depois por meio de qualquer outro dispositivo móvel. Uma vez que o rascunho tenha sido gerado no tablet ou smartphone, no entanto, não poderá ser completado pelo computador.
Após o envio o arquivo e o recibo de entrega da declaração ficarão automaticamente salvos nos Androis. Quem tem algum aparelho Apple, no entanto, terá que seguir as orientações do próprio programa para salvar os comprovantes. 
Fonte: Bodocó na Net

0 comentários: