Ads 468x60px

sábado, 27 de abril de 2013

Agricultores pernambucanos aprendem a conviver com a seca



Já que não é possível evitar a seca, a atitude mais eficiente é aprender a conviver com ela. É o que defendem muitos especialistas, que desenvolveram diversas técnicas para o conjunto chamado de ‘alternativas de convivência com o semiárido’, como construir cisternas para armazenar água dos rios e das chuvas e fazer um planejamento para vencer a aridez e extrair o melhor da terra, como informa o G1.
Como parte do programa Água para Todos, o Governo Federal já distribuiu quase 270 mil cisternas de PVC e a meta é chegar a 750 reservatórios até 2014. Além deste programa, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), em parceria com o Governo Federal e os governos estaduais, também desenvolve um projeto de convivência com a seca para ajudar várias famílias que vivem nessa região nordestina.
A iniciativa da ASA já construiu e distribuiu cerca de 454 mil cisternas no semiárido brasileiro, cada uma com capacidade para 16 mil litros. O reservatório é feito de alvenaria, fica um metro enterrado, deve ser pintado de branco para refletir a luz do sol e manter a água sempre fresca.
A expectativa da ASA é chegar à meta de construir um milhão de reservatórios no interior. De acordo com a entidade, se chover 500 milímetros – abaixo da média anual do Sertão – uma casa com mais de 40 m² poderá armazenar água o suficiente para beber e cozinhar durante um ano. “É essa a política, estocar na hora da abundância para que a gente possa ter água na hora da escassez”, explica o coordenador da ASA, Manuel dos Anjos.
Outro tipo de cisterna muito utilizada pela Articulação é a do tipo calçadão, utilizada especialmente para armazenar água para produção agrícola e criação de animais. Esse modelo é formado por uma área cimentada de 200m², cuja água que cai sobre ela escorre para um reservatório com capacidade para até 52 mil litros.
Para conseguir acesso às cisternas de 16 mil litros construídas com a tecnologia da ASA, a família deve ter renda per capita de até meio salário mínimo, morar na própria casa e não ter outra cisterna na residência. No caso da cisterna de 52 mil litros, o morador precisa passar por uma capacitação.
A ASA disponibiliza o telefone (81) 2121.7666 para tirar dúvidas sobre as cisternas e como ter acesso aos reservatórios.
Orientação anti-desperdício
Em Serra Talhada, no Sertão, seis famílias moram na comunidade Barra Nova e conseguem produzir alimentos diversos o ano inteiro só com o sistema de cisternas e armazenamento de águas. Sempre tiveram um poço por perto, mas não sabiam como utilizar a água até que conheceram o Centro de Educação Comunitário Rural (Cecor).
O agricultor João Lourenço Dunga explica as diferenças na paisagem da caatinga antes e depois das tecnologias de reservatórios. “Antes aqui só era caatinga e pedra. Agora está aí, olha, fartura. As crianças comem na hora que querem, a mulher pode temperar à vontade. Quando os vizinhos querem, é só vir atrás”, conta o morador da comunidade.Fonte: Bodocó na Net

Zico e Prefeito Isaac assinam convênio para beneficiar 300 crianças em Juazeiro



Quem esteve em Juazeiro na manhã desta sexta (26) foi Arthur Antunes Coimbra – o craque Zico, para juntamente com o Prefeito Isaac Carvalho, assinar o convênio com a Escola de Futebol Zico 10, que irá beneficiar 300 crianças do município com idade entre 10 e 14 anos. A formalização da parceria aconteceu na Secretaria de Educação e Esportes.
A Escola de Futebol Zico 10 foi criada em 2008 pelo CFZ, visando atender crianças e adolescentes que vivem em risco social e humano. Rapidamente as escolinhas se espalharam por todo o Brasil com as franqueadas sendo instaladas nos municípios mediante parcerias firmadas com as prefeituras. Hoje, já atende 40 mil alunos e espera nos próximos seis meses aumentar consideravelmente este número, chegando a todos os estados do Brasil.
De acordo com o Zico, o projeto não tem como objetivo principal formar jogadores, mas sim garantir que o aluno tenha um estímulo a mais para frequentar as aulas e garantir sua educação. “O que a gente procura é dar oportunidade. Se saírem bons jogadores dessas escolas ótimo, mas essa não é a finalidade”, explicou o craque. Segundo o Galinho de Quintino, poder fechar essa parceria com Juazeiro “é motivo de felicidade, pois a cidade tem muito potencial, grandes atletas e uma criançada que merece esse cuidado”.
O prefeito Isaac Carvalho também não escondeu o contentamento. “É mais uma ação que vem somar e fortalecer a nossa parceria da educação com o esporte”, acredita. Juazeiro já trabalha desde 2009 com o esporte educacional através de iniciativas como: programa “Mais Educação”; prática da atividade física; jogos escolares e circuito esportivo. E estas atividades ajudaram a pontuar e a fazer com que Juazeiro conseguisse o fato inédito de, em uma mesma edição (2009-2012), conquistar o Selo “Município Aprovado”, da UNICEF, e “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação ABRINQ.
Fonte: Blog Elba Galindo

Papa Francisco vai visitar Aparecida (SP)

 
O italiano Alberto Gasbarri, executivo responsável pela organização das viagens do papa, confirmou a visita do pontífice a Aparecida (SP), segundo a Rádio Vaticano. Gasbarri está no Brasil para definir os compromissos do líder da Igreja Católica durante a Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer entre 23 e 28 de julho, como informa o Estado de Minas.
Ele visitou o Santuário Nacional de Aparecida para acertar detalhes dos possíveis itinerários da passagem do papa Francisco. A data e a programação oficial da viagem do papa ao Brasil será divulgado no dia 7 de maio.
Gasbarri esteve também no Hospital São Francisco, na Tijuca. O lugar deve receber a visita do pontífice em sua passagem pelo Rio, no mês de julho, durante a Jornada Mundial da Juventude. O emissário do Vaticano vai visitar pessoalmente a residência da arquidiocese no Sumaré, onde provavelmente o pontífice vai ficar hospedado.

Prefeito de Granito vai a Brasília em busca de recursos para o município

 
Em busca das oportunidades que o governo federal oferece, dentro da política de captação de recursos, o prefeito de Granito, Antônio de Zuita, esteve esta semana em Brasília a fim de atrair investimentos, obras e melhorias para o município.
O prefeito participou de reuniões em quatro Ministérios: Educação, Desenvolvimento Agrário, Esporte, Turismo e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Foto: Reprodução

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Bacia leiteira de Bodocó amarga prejuízo


 

A capacidade da bacia leiteira de Bodocó caiu de 150 mil litros de leite/dia para pouco mais de 30 mil, em razão da seca. O rebanho excelência, constituído ao longo de décadas, passou de mais de 64 mil cabeças, em 2011, para menos de 50 mil, em 2013.
O cenário retratado por produtores da bacia leiteira, durante audiência pública no Centro de Conviência do Idoso não é novidade para quem reside na região, mas torna-se mais visível agora, com os efeitos que  aparecem, na comprometida economia da região.
Muitos foram vencidos pela falta de água e comida. As carcaças estão nos cemitérios de gado que já fazem parte do cenário sertanejo. Outras foram para o abate precoce ou levadas, a preço irrisório, para fazendas em estados como o Maranhão.
A ração de forragem de cana e milho em grãos não chega na quantidade necessária. O gado continua morrendo sem comida”, lamentou Danilo Rodrigues, prefeito do município.
O gestor municipal pediu uma ação concreta e rápida, pois a chegada das chuvas não vai resolver o problema. “A renovação do pasto é demorada e, sem dinheiro e crédito, recompor a economia local será muito difícil”, alertou.
Diogo Moraes disse que ouviu atentamente os problemas e sugestões que farão parte do relatório a ser apresentado ao governador Eduardo Campos. “Estamos aqui para ouvir e sentir, solidariamente, as reclamações e buscar resultados concretos.” Raimundo Pimentel, por sua vez, falou do compromisso de levar para os Governo do Estado e Federal os reclamos do sertanejo. “Fiquem certos de que estaremos empenhados em trabalhar na Assembleia Legislativa para que essa situação seja superada em breve.”
Foto: Samuel Morais
Fonte: Blog  Elba Galindo

Dilma admite existência de fraudes no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

 
 A presidente Dilma Rousseff admitiu que em um programa do porte do Minha Casa, Minha Vida, com entrega de 2,4 milhões de casas, é possível que ocorram fraudes, como também é possível que se encontre casas que racharam.
Avisou, no entanto, que seu governo não entregará casas de baixa qualidade. “Eu não fui eleita para dar casas de qualquer jeito para a população brasileira”, disse a presidente Dilma, em entrevista, no Planalto.
De acordo com a presidente, “fraude, num programa deste tamanho também pode ocorrer”. ” A minha obrigação, a obrigação do governo é combatê-la. É assegurar que eles recebam a casa da melhor qualidade possível”. Dilma respondia a uma denúncia publicada na imprensa, segundo a qual ex-servidores do Ministério das Cidades, que se valeram de informações privilegiadas da área de habitação do governo federal para operar o esquema de empresas de fachada e se beneficiarem de recursos do programa Minha Casa Minha Vida.
A presidente lembrou que o Brasil “tem ótimas tradições, mas tem outras que não são tão boas, herdadas da escravidão, que acham que o povo brasileiro de baixa renda merece qualquer coisa”.
Piso
A presidente também prometeu garantir piso de qualidade nas casas do programa. “Na primeira fase do programa, os recursos não eram tão avultados. Então na primeira fase do programa, o piso ficaria de cimento, muitas vezes se usa piso de cimento em casas até sofisticadas. Nós estamos optando para fazer a possibilidade de fazer piso de cerâmica, de lâmina de madeira. Quem não saiu com o piso foi o 1 milhão inicial (de casas), esse um milhão inicial resolvemos voltar e falar: “Vamos fazer piso”. (Com informações da Agência Estado)

Vai subir: Aneel aprova reajuste de 0,79% na conta de energia a partir de segunda-feira

 
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (23), o índice final da terceira revisão tarifária da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). O reajuste, para os consumidores residenciais, foi de 0,79% e começa a valer a partir da próxima segunda-feira (29), como informa a Folha de Pernambuco.
O índice médio da revisão foi de 1,32%, sendo o percentual médio de 1,97% aplicado para os clientes de baixa tensão e uma variação média de 0,19% para os consumidores industriais e comerciais de médio e grande porte. A Celpe atende atualmente 3,2 milhões de unidades consumidoras localizadas em 184 municípios do Estado.

Falando em seca: Pernambucana representa Brasil em concurso internacional de cartas


 

A pernambucana Maírla Marina Ferreira Dias, de 14 anos, é a vencedora do 42º Concurso Nacional de Cartas, promovido todo ano pelos Correios. A estudante da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, do município de Quixaba, no Sertão do Estado, vai concorrer à fase internacional da competição, promovida pela União Postal Universal (UPU), em Berna, na Suíça, sendo a única brasileira na etapa. O tema deste ano foi “por que a água é um recurso precioso?”, como informa o G1.
Em sua carta, a aluna se dirige aos jovens do mundo e relata o drama das famílias que precisam conviver com a seca no Semiárido de Pernambuco. “Na minha comunidade, assim como em muitas outras, o abastecimento das casas está sendo feito através de carros-pipa, pois os mananciais secaram completamente e a população já não recebe mais água encanada. Todos os pecuaristas tiveram seus rebanhos reduzidos drasticamente”, diz um dos trechos do texto.
Segundo dados da Secretaria de Agricultura do Estado, divulgados na última sexta-feira (19), a estiagem prolongada que atinge o Nordeste já deixou 122 municípios de Pernambuco em situação de emergência.
Fonte: Blog Elba Galindo

terça-feira, 23 de abril de 2013

Professores de escolas públicas param e pedem melhorias na rede

 
Desta terça (23) até a próxima quinta-feira (25), os professores da rede pública de ensino vão paralisar suas atividades, com o intuito de chamar a atenção para os problemas no setor, como informa a Folha de Pernambuco.
Serão reivindicados o piso salarial, a implantação da aula-atividade, melhores condições de trabalho, entre outras questões. A ação faz parte da Greve Nacional da Educação Pública, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Em Pernambuco, somente na rede estadual, 770 mil estudantes, distribuídos em 1.089 escolas, deverão ficar sem aula nesses três dias, conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).
Para hoje estão previstos atos públicos em frente às 13 Gerências Regionais de Educação e na Secretaria Estadual de Educação, a partir das 9h. Amanhã, os docentes irão ocupar as Câmaras dos Vereadores e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), usando camisa vermelha, a partir das 14h. Já na quinta-feira, último dia de manifestação, haverá um debate sobre a crise econômica mundial e a educação no Brasil e na Espanha, às 14h, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Conforme um levantamento feito pelo Sintepe, em 206 escolas estaduais, revelou que em 48% delas faltam professores e 60% apresentam problemas estruturais. Foi constatado ainda que 19 unidades precisam de bancas, além de haver uma carência de 63 técnicos em educação e 158 educadores de apoio (coordenador pedagógico). “Faltam cerca de 13.431 bancas para atender a demanda. Outro dado alarmante é que 56% das quadras esportivas apresentam problemas e 114 não contam com laboratório de ciências”, acrescentou Heleno Araújo, presidente do sindicato.
A categoria também reivindica a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação e de 100% dos royalties do petróleo. Outra bandeira levantada é a aprovação imediata do Plano Nacional de Educação, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional. “A educação pública vem perdendo profissionais com boa qualificação. Aqueles que se capacitam, fazem especialização, mestrado, acabam aceitando propostas de emprego mais interessantes”, destacou a professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Rita de Cássia Barreto.
VALORIZAÇÃO

Paralela à greve nacional, acontece a 11ª Semana de Ação Mundial, até o próximo domingo, e a 14ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública de Qualidade, que se estende até a próxima sexta-feira. Dentre as atividades desses eventos, o Sintepe realiza o Seminário Ação Mundial pela Valorização dos Profissionais da Educação, na sexta-feira. Na ocasião será apresentado o resultado parcial da pesquisa “O trabalho na educação básica em Pernambuco”, feita em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais”.

Sertão do Araripe é representado pela jornalista Elba Galindo no bloggerpe


 

Neste sábado e domingo (20, 21) o sertão do Araripe foi representado na segunda edição do bloggerpe (Encontro de produtores de conteúdo para mídia digital de Pernambuco), no Recife, pela jornalista Elba Galindo, diretora deste blog.
Fonte de intercâmbio de informações entre blogs de todo o estado, o evento foi realizado pela Associação dos Blogueiros de Pernambuco (ABLOGPE) e pelo portal O Nordeste, contando com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco  (Fiepe) e com a participação de cerca de 80 blogueiros do estado. Como jornalista e blogueira, Elba Galindo representou a região do Sertão do Araripe pernambucano.
Entre as autoridades presentes no evento, o senador Armando Monteiro Neto, o deputado federal Jorge Côrte Real, os deputados estaduais Ricardo Costa e Zé Maurício.
O senador Armando Monteiro ministrou sua palestra focada no Micro Empreendedor Individual e ouviu dos blogueiros pedidos de apoio para encaminhar no Congresso Nacional questões importantes para a organização da categoria e se colocou à disposição para contribuir com a resolução dos pleitos. Dentre as demandas, a necessidade de inclusão da atividade de blogueiro como categoria do Micro Empreendedor Individual (MEI), o que daria a possibilidade de formalização e o acesso a benefícios como o da Previdência Social.
A participação mais esperada do evento ficou por conta do jornalista e blogueiro Ricardo Noblat. Editor do blog mais acessado no Brasil. Com um estilo bem humorado, o jornalista deu um verdadeiro show de informação e amplo conhecimento para os blogueiros e claro, dando sua visão sobre a política nacional e estadual.
“O que vai fazer sempre diferença no jornalismo é a qualidade e credibilidade. O que o jornalista tem que ser é honesto,” disse aos participantes.
O evento aconteceu no Hotel Atlante Plaza, em Boa Vigem.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Na reta final do imposto de renda, 50% dos contribuintes ainda não declararam

 
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física termina na próxima terça-feira, dia 30 de abril. Este ano, a Receita Federal prevê que 26 milhões de contribuintes prestarão contas, um número recorde, como informa o Estadão. Desse total, aproximadamente metade ainda não enviou as declarações e o governo já alerta para possíveis períodos de lentidão no sistema durante os próximos dias.
Para os tributaristas, o mais importante é fugir da multa por atraso, que tem valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. “A pior alternativa é não entregar. Se tiver dificuldade com a documentação na última hora, entregue incompleta e depois faça uma retificadora, que não tem nenhuma penalidade”, explica o tributarista Samir Choaib.
A atenção deve estar voltada, principalmente, aos rendimentos tributáveis, como salário, e eventuais despesas dedutíveis, como educação, saúde, dependentes e previdência privada. Isso porque a retificadora deve ser entregue no mesmo modelo – simplificado ou completo – da declaração original. Já os dados relacionados a bens e a rendimentos isentos ou tributados exclusivamente na fonte não alteram o total de imposto a pagar ou a restituir e podem ser ajustados na segunda declaração.
Neste ano, estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam, em 2012, mais de R$ 24.556,65 em rendimentos tributáveis ou quantia superior a R$ 40 mil em rendimentos isentos. Também devem prestar contas aqueles que tiveram, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor superior a R$ 300 mil. Em relação à atividade rural, a obrigação vale para quem obteve receita superior a R$ 122.783,25.
Malha fina. A omissão de rendimentos foi o principal motivo de incidência na malha fina de declarações de 2012, respondendo por quase 70% dos documentos retidos. Despesas médicas, que podem ser abatidas integralmente da renda tributável, também se destacaram. “É muito comum esquecer de informar o rendimento do dependente. E atenção: só deduza os gastos que você tem comprovação”, alerta Choaib.
Ao todo, serão sete lotes de restituição este ano, com início em junho e término em dezembro. Quanto antes o documento for entregue à Receita Federal, mais cedo vem o crédito e mais rapidamente o contribuinte poderá quitar o possível empréstimo.

Armando ouve reivindicações dos blogueiros de Pernambuco


 

“Não pode haver limitação do exercício da livre informação. Este é um pressuposto da vida democrática”. A declaração do senador Armando Monteiro foi dada a mais de 100 blogueiros de Pernambuco, que se reuniram neste sábado (20) para, dentre outras coisas, debater a influência deste novo canal de comunicação, os impactos do marco civil da Internet – em discussão no Congresso Nacional -, e as ações que podem ser tomadas para que a atividade seja reconhecida como profissão.
Na palestra que concedeu aos participantes do evento, Armando falou sobre o atual cenário econômico do Brasil e de Pernambuco, destacando a importância da livre informação para a superação dos desafios que se colocam para o Estado e o País. “O processo de desenvolvimento se dá quando a própria sociedade se mobiliza. E para que a sociedade seja atuante, é preciso contar com a informação”, destacou.
Armando ouviu dos blogueiros pedidos de apoio para encaminhar no Congresso Nacional questões importantes para a organização da categoria e se colocou à disposição para contribuir com a resolução dos pleitos. Dentre as demandas, a necessidade de inclusão da atividade de blogueiro como categoria do Micro Empreendedor Individual (MEI), o que daria a possibilidade de formalização e o acesso a benefícios como o da Previdência Social.
A palestra do senador Armando Monteiro foi realizada durante o 2º BloggerPE- Encontro de Produtores de conteúdo para mídia digital de Pernambuco, em Recife. O evento também contou com palestras do deputado federal Jorge Corte Real (PTB), do fundador do Porto Digital Claudio Marinho e do jornalista e blogueiro Ricardo Noblat.
Foto: Alexandre Albuquerque/divulgação
Fonte: Blog  Elba Galindo

domingo, 21 de abril de 2013

Projeto ajuda pequenos criadores atingidos pela seca em Pernambuco

 
 
Pelas contas do Governo do Estado, Pernambuco já perdeu 800 mil animais por causa da seca. A pouca chuva que caiu não foi suficiente pra recuperar as plantas da caatinga nem pra produzir forragem. Os criadores temem perder o que restou dos rebanhos, como informa o G1.
Para tentar reduzir as perdas no sertão, o governo decidiu investir na produção de milho forrageiro em áreas irrigadas. O primeito lote tem 140 hectares e fica dentro do perímetro irrigado do Vale do Rio São Francisco, em Petrolina. O milho, da variedade gorutuba, desenvolvida pela Embrapa, tem crescimento muito rápido e a planta inteira é usada como forragem, como explica Elias Cintra, agrônomo do IPA, Instituto Agronômico de Pernambuco.
O cultivo do milho foi feito em conjunto com 45 pequenos agricultores da Comunidade do Bebedouro. Os custos para os produtores são baixos e o preço pago pelo governo é interessante.
O milho produzido vem sendo fornecido de graça a pequenos criadores, que têm em torno de 40 cabeças de gado, de 12 municípios da região. Eles entram apenas com a mão de obra para colher a lavoura.
O Governo de Pernambuco já autorizou o plantio de mais 140 hectares do milho forrageiro no perímetro irrigado de Petrolina e planeja plantar mais mil hectares em outras cinco áreas irrigadas do Estado.

Curta a página do Concursos no Brasil no nosso Blog


Basta acessar nosso blog e pronto! Você vai ficar bem informado sobre os principais concursos do Brasil!
Está esperando o que? e só acessar o nosso link:  http://rodrigobdc.blogspot.com.br/

Prefeitura de Petrolina (PE) prorroga inscrições para 102 vagas

A Prefeitura de Petrolina, no estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), publicou o edital de seleção n° 001/2013 para contratação de profissionais dos níveis superior, médio e fundamental. Os servidores incorporados ao quadro irão atuar nos Programas de Gestão Descentralizada do Bolsa Família, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e no PROJOVEM Adolescente.
São providas 102 vagas, com salários de até R$ 1.800,00 e carga horária de 25, 30 ou 40 horas semanais.
Cargos
As chances são para os cargos de advogado, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza, coordenador, digitador, educador social, facilitador de oficinas culturais', motorista, nutricionista, orientador social, pedagogo, psicólogo, supervisor, supervisor de campo, técnico de rede e técnico de referenciamento.
Inscrições
As inscrições foram prorrogadas até às 18:00 horas do dia 19 de abril, podendo ser realizada pela internet, através do endereço eletrônico www.facape.br. O prazo máximo para o pagamento da taxa de inscrição é até às 20 horas do dia 19 de abril de2013, na tesouraria da FACAPE
Taxas
R$ 30,00 para os cargos que exigem Ensino fundamental;
R$ 40,00 para os cargos que exigem Ensino médio completo;
R$ 60,00 para os cargos que exigem Ensino superior completo.
Provas
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 28 de abril de 2013, na FACAPE – Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina. A FACAPE poderá definir outros locais para aplicação da prova objetiva o que, se ocorrer, será divulgado no site da FACAPE e no Cartão de Inscrição do candidato (considerar sempre o horário de Petrolina).
O gabarito preliminar e as provas serão publicados no site www.facape.br a partir das 15 h do dia de realização das provas. O resultado final será divulgado na data provável de 06 de maio de 2013.
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, prorrogável por igual período, a contar da publicação do Edital de homologação do resultado final.
Fonte: concursos no brasil

Terremoto atinge região chinesa de Sichuan e deixa 157 mortos


Um terremoto de 6,6 de magnitude matou pelo menos 157 pessoas e feriu mais de 5.700 neste sábado (20), na província de Sichuan, sudoeste da China. O tremor é considerado o terceiro pior a atingir o país, segundo informou o Ministério de Assuntos Civis.
O terremoto bloqueou estradas, destruiu prédios e levou a um corte no fornecimento de energia elétrica na região do condado de Lushan, deixando centenas de feridos, segundo a imprensa estatal do país. A região é a mesma atingida por um terremoto em 2008, no qual morreram mais de 70 mil pessoas.
Infográfico: Entenda como acontecem os terremotos e tsunamis
Veja imagens do terremoto na região de Sichuan :
Moradora chora ao ver a destruição causada pelo terremoto em sua vila, bna província de Sichuan, na China. Foto: AP

As equipes de resgate estão tendo dificuldade para chegar às áreas mais afetadas devido à destruição das estradas, aos tremores secundários e deslizamentos de terra. Cerca de 6 mil soldados e policiais foram enviados para a região para ajudar nas operações de resgate no epicentro do terremoto, a cerca de 115 quilômetros a oeste da capital da província, Chengdu.
O presidente do país, Xi Jinping, e o novo primeiro ministro chinês, Li Keqiang, disseram que todos os esforços devem ser destacados para resgatar as vítimas e limitar o número de mortos.
De acordo com a agência de notícias locais, depois de chegar à zona do desastre por helicóptero, Li comandou os esforços de ajuda em uma praça no distrito municipal de Longmen, em Lushan.
Equipes de resgate de Lushan retiraram 91 sobreviventes dos escombros. Em vilarejos próximos ao epicentro, quase todas as casas baixas e edifícios desabaram, de acordo com imagens mostradas na televisão estatal.
Pouca profundidade
Especialistas afirmaram que o tremor ocorreu a apenas 12 quilômetros abaixo da superfície da terra, uma profundidade pequena que geralmente indica grandes danos. Imagens aéreas de Lushan mostraram imagens de prédios que desabaram ou ficaram sem o telhado. Não há energia elétrica, fornecimento de água ou telefones funcionando na região.
Na capital da província de Sichuan, Chengdu, os moradores sentiram o terremoto e saíram correndo para as ruas enrolados em cobertores. Aaron Ozment, que mora na cidade, disse à BBC que ocorreu uma grande confusão na cidade. "Joguei algumas roupas rapidamente (em uma mala) e corri para o pátio do complexo (onde moro). Fazer telefonemas era quase impossível, todo mundo estava tentando entrar em contato com todo mundo que conhecia", afirmou.
Os moradores da cidade mais próxima do epicentro, Ya'an, sentiram o terremoto principal e os tremores secundários, mas a cidade não parece ter sofrido danos mais graves.
Antes de viajar, o novo primeiro-ministro da China, Li Keqiang, foi entrevistado pela agência de notícias estatal Xinhua. "A questão mais urgente é conseguir agir nas primeiras 24 horas depois da ocorrência do tremor, o tempo ideal para salvar vidas", afirmou.
*Com informações de AP, Reuters e BBC
Fonte: ultimosegundo.ig